quinta-feira, 18 de setembro de 2008

“a Viagem” – é realmente uma novela


A idéia de fazer um blog vem a tempos passeando pela minha cabeça, o motivo é doloroso, o caos do transporte público na cidade de São Paulo; No meu caso, o caos do metrô superlotado na linha vermelha a famosa “leste - oeste”.


Só para se ter uma idéia, no último dia 6 de Setembro o metrô bateu um novo recorde de usuários nas quatro linhas, o número de pessoas passando pelas catracas das estações em um dia chegou a 2,1 milhões. Na linha 3 vermelha, Corinthians-Itaquera sentido Palmeiras-Barra Funda, foi registrado o maior número de usuários: 967.708, e eu faço parte desse número. O metrô atribui o recorde à grande aceitação do bilhete único, o que me faz pensar, transporte público é direito de todos, com bilhete único ou não, não justifica o alvoroço diário.


O metrô de São Paulo é o terceiro mais denso, com 10 milhões de passageiros por km. Tóquio tem 11,5 milhões e Hong Kong,10,4 milhões. O que traz o caos aos vagões é que a maioria dos usuários viaja em um único sentido no mesmo horário, leste e oeste de manhã, no final da tarde o contrário acontece. Enquanto isso, se ouve mais de 10 vezes em uma única viagem: - “Paramos para aguardar a movimentação do trem a frente”. Afff, frase que se tornou motivo de piada.


Pretendo fazer desse blog um diário eletrônico das minhas viagens matutinas e vespertinas. Meu percurso é do metrô Arthur Alvim até a estação Marechal Deodoro (linha vermelha), das 07h50 às 09h fico presa dentro de uma muvuca envolta a empurrões, cotoveladas, faces mal humoradas e muita lentidão. Vou de um extremo a outro, normalmente faço esse percurso em 35 minutos. Mais isso é passado, hoje fiz em 1h10, ontem em 1h – será que amanhã completo essa viagem em 1h20?

7 comentários:

Anônimo disse...

Ultimamente, as frases têm ficado cada vez mais criativas. Agora, nós somos os culpados pelo atraso dos trens, afinal, "70% dos atrasos do metrô ocorrem porque os passageiros seguram as PORCARIAS das portas".

Bjo.

Fábio Martins disse...

Aeh Truta.

Firma? Manero o blog. Tamoaê todo dia checando as novas, certo mano?

É nóis.

Perifa rules.

Falô sangue bom.

Anônimo disse...

Cabeção da minha vida, adoreiiiiiiiii!!
Beijocas

Roberto Novaes disse...

Já passei da idade de morar em cidade grande, apesar de, guardadas todas as proporções, passar o mesmo aperto em ônibus, numa cidade com menos de 400.000 cabeças.

No seu caso, bom que você vai ter, ao menos, duas horas pra escrever, todo dia. Se tiver espaço pra abrir a mochila, claro, rsrs

Angélica disse...

Minha prima é foda, só ela pra pensar em coisas assim.
Enquanto eu viajo no mundo de carbonos, átomos, plantas, gases, proteínas, tecidos, animais marinhos, animais terrestres e zás, vc pensa em algo pra ajudar a todos !
Só uma coisa pra te dizer ...
QUE BLOG LINDOO MEUU !

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fe! Muito bom o blog.. ficou show de bola!
Se precisar de alguém pra tirar umas fotos, se tá ligadoooo! É nóis!
Meus parabéns pela atitude. Era o blog que faltava. Alguém da Zona Leste, que entrenta esse PROBLEMA todos os dias, pode, com certeza,falar do assunto que conhece e bem.